28 de abril de 2011

A Horta em Recipientes

Tipos de Recipiente:

Quase qualquer tipo de contentor poderá servir o cultivo de hortícolas, desde que cumpra algumas condições:

- Boa drenagem – os recipientes deverão ser perfurados no fundo ou nos lados junto à base. Para melhorar a drenagem, podemos ainda cobrir o fundo do vaso com gravilha, pedrinhas ou pedaços de tijolo partido.

- Tamanho - a maioria das hortícolas requer, no mínimo, de 15/17 cm de profundidade de substrato (isto no caso das plantas que crescem acima do solo, pois no caso dos que crescem para baixo, como as cenouras, será necessário mais - cerca de 25 cm).

- Superfície porosa ou não porosa – os recipientes em plástico ou resina retêm a humidade por mais tempo dos que os recipientes porosos, como os de terracota. Se, por um lado, isto possa ser uma vantagem, por exigir menos frequência na rega, por outro, promove menos o arejamento o que aumenta a possibilidade de aparecimento de fungos.

- Substrato – na utilização de recipientes também é muito importante a escolha de um bom substrato, no sentido em que este não deve ser muito argiloso e compacto, pois as raízes das plantas também necessitam de ar.

Localização:

Quase todos os vegetais necessitam de sol/luz natural para se desenvolverem. As plantas que dão fruto, como o Tomateiro, Beringela, Pimento, Pepino, são aquelas que precisam mais de sol. Por outro lado, os vegetais de folha (alface, couve, espinafre, salsa) são os que toleram melhor a sombra. Já as raízes como as cenouras, nabos e cebolas, necessitam de mais luz. Os recipientes devem ser colocados num local onde tenham, pelo menos, 6 horas diárias de luz por dia.

Rega:

As plantas em recipientes exigem mais atenção à rega do que aquelas que estão em terreno, pois tendem a secar mais com o calor e o vento. Por outro lado, se não houver uma boa drenagem, as raízes podem deteriorar-se com o excesso de água, pois não receberão oxigénio suficiente.
Nunca devemos deixar o substrato secar totalmente entre regas ao nível das raízes, pois isto irá comprometer o desenvolvimento da planta.
A rega deve ser feita pela manhã ou ao final do dia, altura em que as temperaturas estão mais baixas perdendo-se menos água por evaporação.

Fertilização:

As plantas em recipientes requerem mais fertilização do que as que estão em terreno, pois têm menos substrato para dele obter nutrientes.


Apesar dos diversos aspectos a ter em conta, a horta em recipientes pode ser uma experiência memorável, uma forma de mostrar às crianças como crescem os legumes, levando-as a participar e estimulando a sua curiosidade em experimentá-los, e uma óptima terapia, pois oferece momentos relaxantes de contacto com a Terra e com a Natureza.