23 de maio de 2011

A Compostagem II


Como poderemos saber se o processo de compostagem está a decorrer normalmente e quando é que o composto está pronto?

Um teste bastante fácil de se fazer é o "teste da vara de madeira", e consiste em introduzir uma vara de madeira na pilha do composto, deixando-a permanentemente enterrada, removendo a vara somente para as verificações. Ao retirar a vara podem ser feitas as seguintes observações:

Se a vara estiver:

Fria e molhada – na pilha não está havendo fermentação, provavelmente por excesso de água na massa;
Levemente morna e seca, com traços de filamentos de fungos – a pilha necessita de mais água;
Quente, húmida e manchada – as condições para compostagem estão correctas;
Livre de terra preta e com cheiro a mofo, podendo ser introduzida na pilha novamente e facilmente – O composto está pronto para ser usado.

Problemas na compostagem e respectivas soluções:

Mau cheiro – poderá ter origem num excesso de humidade ou na falta de arejamento. Para evitar que isto aconteça, coloque mais castanhos na pilha, e revire-a com mais frequência.

Baixa temperatura – A pilha pode estar muito pequena, não havendo condições para a fermentação – há que aumentar o seu tamanho. Poderá também ter humidade insuficiente – é necessário regar; Outras soluções possíveis são remexer a pilha, promovendo o seu arejamento, ou ainda adicionar Verdes, que levarão humidade para a pilha, facilitando a fermentação.

Alta temperatura – ou a pilha está demasiado grande e será necessário fragmentá-la, ou tem falta de arejamento.

Pragas e pestes no composto – retirar todos os ingredientes que não constam da lista já apresentada, e cobrir com Castanhos ou terra.